As gorduras trans são seus piores inimigos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e pesquisas científicas, as gorduras trans aumentam o risco de doenças cardíacas, obesidade, inflamação e câncer. Para neutralizar isso, em diversos países, assim como no Brasil e Estado Unidos colocou-se restrições ao uso de gorduras trans (Leia sobre restrições da FDA sobre gorduras trans).
Infelizmente, muitos alimentos que consumimos rotineiramente ainda estão carregados com gorduras trans parciais.
Então, se você acha que ganhou peso, está achando difícil perder peso e não se sente tão em forma como costumava sentir antes, você deve começar a evitar as gorduras trans.
Aqui compartilho uma lista de 15 alimentos ricos em gorduras trans que são um verdadeiro freio de mão puxado para perda de peso e um veneno para seu intestino e saúde em geral.
O que são gorduras trans?
As gorduras trans são ácidos graxos insaturados. Eles são encontrados em escassas quantidades de leite, manteiga, cordeiro e carne bovina. Mas essas fontes naturais de gorduras trans não são perigosas quando consumidas com moderação. Deixa eu te dizer por que e quais fontes de gorduras trans não são saudáveis.
A estrutura química dos ácidos graxos insaturados possui mais de uma ligação dupla e uma configuração “cis” (no mesmo lado da ligação dupla). No entanto, muitas empresas alimentícias utilizam rotineiramente gorduras trans por hidrogenação parcial das gorduras cis-trans. A configuração trans ajuda a melhorar o sabor, aumenta a vida útil e é barata. Mas esse “trans” (lado diagonalmente oposto da ligação dupla) é perigoso para sua saúde.
Essas gorduras trans diminuem o colesterol bom (colesterol HDL) e aumentam o colesterol ruim (colesterol LDL), aumentando assim o risco de doenças cardíacas e derrames. Eles também causam ganho de peso, o que acabam levando a diabetes e complicações de saúde relacionadas à obesidade.
Então, é melhor que você evite alimentos que são ricos em gorduras trans.
Confira aqui 15 alimentos ricos em gorduras trans a serem evitados:
1. Bolos e Tortas: Bolos e tortas contêm muitas gorduras trans. Desde os fabricados na padaria até aquelas misturas para bolos que basta acrescentar ovos, leite e manteiga e assar. Embora possam listar 0 gorduras trans, de acordo com as regras e diretrizes, as empresas podem escrever 0 g de gorduras trans se contiverem 0,5 g de gordura trans por porção. E como você sabe, muitos de nós não consomem apenas uma porção. Várias porções podem fazer você empilhar em gorduras trans e levar a bloqueios arteriais a longo prazo.
2 . Biscoitos e bolachas: Biscoitos, bolachas todos têm uma textura escamosa. E a maioria das empresas de alimentos usa gorduras trans para construir a textura crocante que tanto amamos. As gorduras trans aumentam a vida útil, o que lhes permite vender o produto por mais tempo e ajuda o comprador a armazená-lo por meses. Faça bolachas, biscoitos e bolachas usando farinhas lowcarb, óleos saudáveis e menos açúcar ou um substituto do açúcar refinado, que são mais saudáveis do que os embalados.
3. Margarina : Gorduras lácteas hidrogenadas como margarina são armazéns de gorduras trans insalubres. Uma colher de sopa de margarina contém 2,1 gramas de gorduras trans, uma boa substituição seria a manteiga que em uma porção contém 0,2 gramas de gorduras trans, desta forma devemos consumir porções menores de gorduras trans na alimentação.
4. Pipoca de Microondas: A pipoca com sabor e crocante nos filmes é uma delícia, quem não gosta?. A pipoca, em geral, é uma ótima fonte de fibras e vitaminas, mas não das pipocas de microondas ou de cinema. Então, é melhor evitar o consumo de pipoca embalada. Se for consumir prefira as de pacote e tempere com sal, oréganos e outras ervas aromáticas desidratadas.
5. Sanduíches: Se você tem o hábito de pegar um sanduíche embalado pela manhã, você provavelmente está consumindo uma grande quantidade de gorduras trans na primeira refeição do seu dia. Os sanduíches embalados contêm cerca de 1 grama de gorduras trans e contêm outros ingredientes que contêm óleos parcialmente hidrogenados. Portanto, evite consumir sanduíches embalados no café da manhã ou em qualquer uma das refeições.
6. Donuts, rosquinhas, cueca virada, bolinho de chuva: Eles são carregados com carboidratos, e a fritura no óleo também os sobrecarrega com gorduras trans. E se você houver cobertura sobre eles, você provavelmente está consumindo o tipo pior e perigoso de donuts carregado em gordura trans. Elimine completamente os donuts e similares da sua dieta para melhorar a saúde do seu coração e o perfil lipídico do sangue.
7. Doces Recheados: Doces com recheio de creme são gostosos e pegajosos. E cada doce contém cerca de 0,5 gramas de gorduras trans. Mas o problema é que não paramos em apenas um doce, não é? Consumir muitos doces recheados de creme pode acumular uma tonelada de gorduras trans em seu corpo. Além disso, eles são carregados com açúcar, o que fará você ganhar peso e evitar que você o perca.
8. Alimentos Fritos: Os alimentos fritos crocantes são ótimos, e a crise contribui para toda a experiência da comida. Os rótulos podem dizer 0 g de gorduras trans, mas como mencionado anteriormente, o FDA permite que as empresas declarem 0 g de gorduras trans em uma porção se contiverem 0,5 g de gordura trans por porção. Nós tendemos a consumir alimentos fritos excessivamente porque eles têm um ótimo sabor, e nós literalmente não podemos parar. Portanto, é melhor evitar consumir alimentos fritos em todas as ocasiões.
9. Alimentos Congelados: Alimentos congelados, como pizza congelada e alimentos congelados prontos para consumo, são ricos em gorduras trans, além de carboidratos, sal e açúcar. Estes contêm cerca de 1 g de gorduras trans por porção, e assim como qualquer outro alimento frito, todos nós podemos exagerar e consumir muitos deles, mesmo sem perceber. Evite comprar esses alimentos para que você possa reduzir a ingestão de gorduras trans.
10. Manteiga De Amendoim: Os amendoins são saudáveis, mas também são ricos em calorias. Amendoins contêm gorduras saudáveis - mas eles só podem ajudar se você consumi-los em quantidades limitadas. O óleo de palma parcialmente hidrogenado é usado na manteiga de amendoim embalada para evitar o aumento dos óleos naturais encontrados no amendoim. E é aí que as coisas vão para os amantes da manteiga de amendoim. A próxima vez que você pensar em terminar a metade do pote de manteiga de amendoim, pense no número de gorduras trans que você está consumindo e o que pode fazer com seu coração.
11. Óleos Vegetais Misturados: Óleos vegetais misturados são uma mistura de óleos vegetais que são refinados, desodorizados e branqueados. Estes óleos vegetais são usados na culinária, fritura, panificação, cobertura, recheio e salgados. Quanto mais você aquecer o óleo, maiores as chances de consumir gorduras trans. Evite fritar ou fritar alimentos nesses óleos. Além disso, escolha um substituto saudável para esses óleos para manter os níveis de gorduras trans ao mínimo.
12. Alimentos Assados: Alimentos cozidos como puffs, pastelarias, croissants e tortas são deliciosos, mas carregados com gorduras trans. Os embalados, especialmente. As gorduras trans tornam esses alimentos crocantes e crocantes, o que aumenta o sabor. Tente fazê-los em casa usando fontes saudáveis de gordura. Eles podem não ser “tipo de restaurante”, mas serão definitivamente o “tipo saudável”.
13. Panquecas e Waffles: Ótimo para o café da manhã, sim, mas não tão bom para sua saúde. Especialmente se você preparar as panquecas e waffles com uma mistura de waffle e panqueca pré pronta. Prepare a massa em casa e use um óleo saudável ou nenhum para fazer as panquecas.
14. Sorvete: Amantes do sorvete, aqui está a má notícia. Os sorvetes que você recebe do mercado são ricos em açúcar e gorduras trans e podem aumentar o risco de doenças cardíacas, obesidade e diabetes. Faça alguns picolés caseiros ou adicione frutas ao iogurte congelado ou apenas faça um lote de sorvete em casa.
15. Molhos e cremes: Cremes não lácteos não contêm o creme tradicional derivado da gordura do leite. E para compensar o sabor e textura, eles contêm gorduras trans, especialmente as aromatizadas, como baunilha francesa, avelã, etc. Use creamers tradicionais ou consuma café preto ou chá verde para evitar o consumo de gorduras trans desses cremes. Igualmente prefira preparar em casa os molhos e acompanhamentos para carnes, frango, peixes e massas em geral.
Eu sei, você deve estar pensando como seria chata sua vida sem esses alimentos deliciosos. Mas os perigos que eles representam não são fictícios. Reduza a ingestão de gorduras trans gradualmente, e você verá uma diferença positiva na sua atitude em relação à comida e ao seu corpo.
Conheça mais sobre gorduras boas na alimentação clicando aqui
Conheça mais sobre gorduras boas na alimentação clicando aqui
















Pena que esses alimentos engordam são tão deliciosos dá água na boca em qualquer pessoa, mais o seu post super importante, temos que saber quais os alimentos que devemos evitar,a nossa saúde tem que está sempre em primeiro lugar, bjs.
ResponderExcluirSão deliciosos mas cobra um alto preço na saúde. Bom equilibrar.
ExcluirAlguns dos que você colocou eu não sabia. Mas, poxa vida tudo que é gostoso engorda!!
ResponderExcluirAlém de engordar ainda ferram a saúde neh.
ExcluirGordura trans é realente um perigo, pena estar em quase todas gostosuras doces :/
ResponderExcluirVerdade! Tem que moderar muito o consumo.
Excluircaramba.
ResponderExcluiradorei o post.
Gordura trans é um veneno.
bjs
https://www.andressamonteiroblog.com/
Que bom que gostou.
ExcluirAprendi no colégio sobre as gorduras trans serem usadas como conservantes etc, não sabia q tantos alimentos o tinham.
ResponderExcluirbjos
Sim tem muitos e acabam dando prejuízo na saúde!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirolá!
ResponderExcluirME preocupo muito em não consumir gorduras trans, mas não sabia de vários alimentos que tem gorduras trans.
adorei o post!
Abraços
Legal. Fico feliz em ajudar a esclarecer as coisas!
ExcluirQue tristeza!!!
ResponderExcluirLer teu post me fez perceber que tuuudo que eu amo comer faz mal! Kkkkk
Tô rindo mas tô preocupada.
Falando sério, muito bacana vc abordar esse assunto; conscientização é o primeiro passo para a transformação.
Obrigada por compartilhar esse conhecimento com a gente!
Feliz em ajudar Malu. Não comece radicalizando de vez mas vá substituindo e curtindo o caminho e o trajeto para uma alimentação mais saudável!
ExcluirAdorei seu post. Eu vou mostra para o pessoal aqui de casa, a gente está precisando emagrecer
ResponderExcluirLegal Gabby!
ExcluirO que fazer quando a gente ama todos os alimentos da lista? Que difícil!!!!
ResponderExcluirBeijos,
Natália Frota
Blog da Sexy
https://blog.sexyvinteeoito.com.br/
Substituir por opções mais saudáveis e reduzir aos poucos o consumo, sem radicalizar de uma vez, mas com consciência de que apesar de gostosos fazem muito mal! Tem muitas dicas de alimentação aqui. Conta comigo!
ExcluirTudo aquilo que a gente ama kkk mas realmente quem quer emagrecer tem que deixar essas coisas de lado,ou consumir de uma forma mais natural. ótimo post.bj
ResponderExcluirVerdade. Substituir de forma inteligente e reduzir.
ExcluirGente que post maravilhoso. Tudo aquilo que todo mundo ama comer serio n podia fazer isso. .rs
ResponderExcluirkkkk chocada neh.
ExcluirBastante esclarecedor, útil e alarmante post. Há alimentos aí que eu nem imaginava que possuíam esse tipo de gordura, como os bolos, mas nunca é tarde para descobrirmos a verdade e mudarmos nossos hábitos. Não será tarefa fácil, são coisas saborosas e irresistíveis presentes nessa lista, acredito que não precisamos nos privar 100%, mas moderar é essencial!
ResponderExcluirTem que ser aos poucos.
ExcluirNossa, nem me fala! O que mais impede meu emagrecimento são essas coisas mesmo, mas mulher, cadê que paro? Preciso parar urgente. Ótimo post.
ResponderExcluirBora conseguir juntas Munique!
ExcluirAi meu Deus tudo que eu amo, por isso não consigo emagrecer.
ResponderExcluirPode ser que seja isso amiga. Mas aqui tem dicas super egais de alimentação pra te ajudar! Conta comigo.
ExcluirOlá, tudo bem Pri?
ResponderExcluirEu pensei que estaria bem no fundo do poço, mas olhando bem os alimentos citados por você eu só como alguns, não faço então muito uso de alimentos com gordura trans e isso é bom!
Abraço!
Coisa boa pra sua saúde! Continue nesse caminho!
ExcluirTrans é uma gordura péssima, né? Pena que tem em tudo que é gostoso kk. Eu corro dela, faz muito mal.
ResponderExcluirSim ela deixa tudo mais gostoso e mais perigoso.
ExcluirEliminando ou reduzindo estes irá notar muita diferença já!
ResponderExcluirRealmente é horrível para nossa saúde, mas vamos combinar que é difícil recusar um bolo ou qualquer fritura kkkk eu mudei muito minha alimentação e tenho consumido muito menos gordura trans. Adorei esse post.
ResponderExcluirOi Pri, tudo bem?
ResponderExcluirFiquei impressionada com este post, pois não imaginava a quantidade de produtos que consomo que possuem a gordura trans. Eu sou a louca dos rótulos e sempre vejo 0g de gordura trans na maioria desses produtos, então saber que mesmo assim eles possuem gordura me deixa de cara. Parabéns pelo post, muito útil!
Beijos!
Gostei bastante do post, pior que são só coisas deliciosas, né? Haha!
ResponderExcluirBeijos <3
Tudo aquilo que mais comemos no dia a dia né? Excluir eles do cardápio totalmente fica um pouco complicado, mas podemos começar comendo menos e quando for vê já vai está quase fora total do costume de comer. Muito informativo essa postagem!
ResponderExcluirMenina mas é tão difícil resistir as tentações.
ResponderExcluir