Natal é notoriamente um momento especial que queremos participar, mas não deixe que este seja o sinal verde para cometer exageros e prejudicar sua saúde! Você ainda pode desfrutar de todas as festividades da temporada e passar o período de Natal sem muito impacto na sua saúde e na sua cintura. Vou compartilhar com vocês 10 dicas para um Natal mais saudável.
1. Fuja do sedentarismo: Sabemos que esta época é tradicional em lançamentos de séries e filmes de Natal e muitos estarão na TV te convidando a dias de preguiça regados a pipoca e sofá, mas você não precisa se jogar no sofá o dia todo! Incentive a família inteira a sair para uma caminhada em algum momento - idealmente, depois do jantar para ajudar na digestão. Quanto mais atividade, melhor.
2. Beba com moderação: Em casa, na família, reuniões e amigos secretos do trabalho, são infinitas as comemorações e reuniões neste mês de dezembro. Então, tente manter o controle sobre o quanto você está bebendo e misture as bebidas alcoólicas com bebidas sem álcool, alternando e moderando o consumo. LEIA MAIS sobre como alternar e reduzir o teor alcóolico das bebidas e se hidratar AQUI.
3. Você não é um peru precisando de recheio: Pesquisas recentes sugerem que consumimos cerca de 3.000 calorias em nosso jantar de Natal - mais do que toda a ingestão diária recomendada para um homem adulto! Esta quantidade toda de comida não só contribui para o ganho de peso, mas também para indigestão e azia - para não mencionar a letargia durante o resto do dia, reduzindo as chances de você queimar muito dele. Em vez de se empanturrar na ceia de Natal, coma uma refeição de tamanho normal e faça um intervalo de 20 minutos para ver se ainda está com fome (demora tanto para o cérebro registrar que o estômago está cheio). As chances são, você vai perceber que você já teve o suficiente.
4. Mantenha-se hidratado: Nos países como o Brasil é verão no mês de dezembro, sol, calor, transpiração excessiva, bebidas alcóolicas e confraternizações regadas a alimentos mega calóricos. Não podemos esquecer de manter a hidratação bebendo mais água. Saiba como beber mais água pode se tornar uma rotina aqui.
5. Não se estresse: É a estação para ser alegre, mas alegre é a última coisa que muitos de nós sentimos com excesso de gastos, cozinhar, limpar, intermináveis afazeres, listas e visitantes em casa ou viagens. Tente manter um senso de humor e o bom senso. Será mesmo o fim do mundo se as cenouras estiverem cozidas demais ou se a sala não estiver decorada como gostaria? Você realmente se preocupa com a desaprovação da tia Maricotinha do fato de que você e seu parceiro estão vivendo juntos e não são casados ou de você ainda ser solteira? Lembre-se, o Natal é apenas um dia de 365 e não vale a pena se incomodar e desgastar super valorizando a data e se frustrando quando as coisas não saem tão perfeitas como o planejado
6. Coma frutas e vegetais: Sejamos honestos, a maioria de nós passa todo o período natalino comendo nada mais do que guloseimas, petiscos, doces, panetones. As saladas, frutas e vegetais muitas vezes não aparecem no menu de Natal. Mas comer tarde, participar de várias confraternizações, exagerando e festejando, é mais importante do que nunca manter suas reservas de vitaminas e minerais, para ajudá-lo a manter não só a forma mas a sua saúde em dia. Certifique-se de que sua lista de compras de Natal lhe permite encher a fruteira e obter suas porções diárias recomendadas de frutas e vegetais .
7. Faça algo pelos outros: É difícil evitar o consumismo que ultrapassou o Natal no mundo ocidental, mas nem tudo tem a ver com dar ou receber presentes. Tente fazer algo para os outros nesta época festiva, seja fazendo tortas extras para um vizinho idoso, convidando um conhecido que não tem família ao seu redor ou ajudando com uma festa de Natal local.
8. Pense antes de comer: O Natal é uma época de fartura, panetones, rabanadas, frutas secas com nozes, chocolates, tortas onde quer que você olhe, seria um tanto quanto ridículo sugerir que você não come guloseimas durante o período festivo! Mas em vez de devorar sem limites o que quer que esteja à sua frente, gaste um momento pensando se você realmente quer ou se está apenas comendo porque está lá. Selecione aquilo que realmente importa, aquilo que você gosta, que te lembra a infância, separe pequenas porções e coma devagar e aos poucos.
9. Ocupe sua mente: Em vez de desligar a mente e esquecer de tudo ao redor na frente da TV, mantenha sua mente ativa jogando jogos em família por exemplo. Aqui em casa somos fãs do Uno e alguns jogos de tabuleiro como banco imobiliário e detetive. Esta é também uma ótima maneira de reunir todos. Se você não é uma pessoa de 'jogo', ocupe sua mente configurando novos gadgets, como Playstations, iPads, telefones celulares ou laptops.
10. Cuidado na cozinha: Se os seus compromissos natalinos incluírem cozinhar o jantar, tome muito cuidado com a higiene, conservação e preparo dos alimentos para evitar algo muito comum nesta época do ano: as intoxicações e contaminações alimentares. Para minimizar os riscos, atente para as orientações dos fabricantes sobre preparo, armazenamento e conservação daquilo que for preparar, lave bem verdura, frutas e legumes, e na hora de servir mesa não deixe comida o dia todo exposta. Coloque pequenas quantidades de cada vez na mesa a cada refeição, de modo que o que está na mesa tenha acabado de ser cozido ou acabado de sair da geladeira. Idealmente, tente usar quaisquer sobras dentro de 48 horas ou congelá-las. Quanto ao peru, sempre descongele-o na geladeira, deixando de 10 a 12 horas por quilo e não lave a ave, pois isso pode espalhar bactérias pela pia e utensílios, que serão destruídas pelo cozimento de qualquer maneira.
Natal é uma ocasião importante para todos e é nessa época que temos que tomar cuidado no que estamos comendo, pois a nossa saúde tem que está sempre em primeiro lugar, gostei bastante das suas dicas, antes de comer penso 2x bjs.
ResponderExcluirPrri, adorei as dicas saudáveis para esse natal!!
ResponderExcluirUm beijo, estou te seguindo.
www.purestyle.com.br
O mais difícil do Natal é resistir as tentações da comilança - sempre me arrependo depois de ter comido mais do que deveria.
ResponderExcluirÓtimas dicas! Deu ênfase naquelas coisas pequenas que não percebemos, mas que fazem toda a diferença.
ResponderExcluirGostei muito das dicas, no ano passado eu tinha iniciado minha reeducação alimentar mas consegui me manter firme e não exagerar! Esse ano não vai ser diferente!! Estou focada e vou aproveitar as 10 dicas
ResponderExcluirArrasou nas dicas saudaveis em agora o dificil e resistir kkkkmais valeu por compartilhar conosco bks
ResponderExcluirAi que máximo. Amei as dicas.. pra mim, não tem Natal se não tiver Rabanada, só que aquele óleo todo não dá, minha tia me ensinou a fazer no forno. A rabanada fica muito mais gostosa, sem aquele gosto de fritura. Ameii
ResponderExcluirNão estressar é complicado kkkk. Eu não sou de comer muito e nem beber.
ResponderExcluirEu não tenho o costume de exagerar no Natal, mas as dicas estão ótimas!
ResponderExcluirBeijos <3
preciso focar na 1 e na 4.. kkkk, dicas maravilhosas!!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirComer o suficiente e se hidratar realmente são as melhores coisas a se fazer.
Abraços
Realmente vc trouxe dicas ótimas para se ter um natal saudável. Não só em alimentos mas também a questão emocional.
ResponderExcluirAdorei as dicas! De fato muito importantes porque sempre acabamos extrapolando nas festas de fim de ano quando na verdade deveríamos aproveitar que nessa época se vendem cerejas frescas, ameixas frescas e tantas oleaginosas gostosas que são ótimos petiscos para não chegar na hora da ceia com tanta fome e acabar comendo mais que suficiente.
ResponderExcluirBoas dicas de como ter um natal saudável, quando se trata de comida e bebida no natal o pessoal extrapola.
ResponderExcluirEsse post foi feito especialmente para mim, certeza, hahaha! Com as suas dicas (já anotadas) com certeza meu Natal será um dos mais saudáveis em anos! Parabéns pelo post criativo <3
ResponderExcluirleiturafloral.blogspot.com
Eu adorei a ideia de fazer um post com dicas para ter um Natal mais saudável. Admito que preciso melhorar meus hábitos alimentares para ter melhor qualidade de vida, por isso vou procurar seguir algumas dessas dicas que ainda não sigo, para ver se já começo 2019 com mais saúde e disposição.
ResponderExcluirXoxo! =*
Oi Pri.
ResponderExcluirAdorei suas dicas. A verdade é que se come demasiado nessa época e muito pior que ganhar peso é perder saúde com isso. Temos mesmo que tomar um certo cuidado.
Adorei as dicas! Acho que vou aproveitar algumas neste natal
ResponderExcluirbeijinhos
Rafaela Borges || InstaGram || KnightLaand ❤
Dicas excelentes! Acho que a mais complicada de seguir no meu caso é a de não me estressar hahah.
ResponderExcluirbjs
lagrimasdediamante.com.br
ja adorei suas dicas e ja vou passar para todo mundo daqui de casa
ResponderExcluirAcredito que não só para o Natal, mas para o ano todo as tuas dicas servem direitinho. Umas mais e outras menos, mas nenhuma deixa de ser tão importante quanto a outra. Beijo
ResponderExcluirÓtimas dicas a serem seguidas, principalmente no natal, nessa época do ano a galera costuma enfiar o pé na jaca em todos os sentidos.
ResponderExcluirEstou completamente apaixonada por essas dicas valiosas, já irei por em prática por aqui ♥
ResponderExcluirAmei, dicas maravilhosas, parabéns!!!
ResponderExcluir