Se você nunca ouviu falar, conhece pouco ou quase nada mas gostaria de entender melhor eu te sugiro iniciar lendo o Guia Básico para iniciantes Lowcarb, e a lista de compras lowcarb , pois isto irá te dar uma boa base para entender como preparar suas refeições da melhor maneira possível. Leia também cardápio dieta lowcarb.
Depois de ler volte aqui rapidinho e vem aprender outros princípios importantes de maneira descomplicada.
A pesar de ser uma dieta simples, baseada em alimentos naturais, reais, o que chamamos de "comida de verdade" e basta pensar em tudo que a natureza oferece em seu estado natural como sendo a maior opção para consumo, existem algumas formas de obter melhores resultados e também formas de conseguir estragar e problematizar o que é simples a ponto de ter resultados frustrantes por falta de conhecimento.
De que maneira você quer levar a sua dieta?
Se quiser estratégia vem comigo que eu te explico:
Os carboidratos industrializados, farináceos, macarrão, arroz e alguns cereais nunca foram gentis comigo. Eles me confortavam, me empanturravam, me davam uma sensação breve de prazer e a saciedade de um leão faminto sempre prestes a devorar mais. No meu caso não bastava iniciar uma reduçãozinha... trocar por integral, a coisa teve que ser levada bem a sério.
Eu segui e se perguntarem minha opinião sou a favor de uma dieta lowcarb dividida em fases. E posso me aprofundar no porquê mais a frente, mas por enquanto eu resumidamente vou comparar nosso corpo como um motor flex. Ele está acostumado a buscar energia para cumprir suas funções vitais básicas ou complexas no excesso de carboidratos que consumimos e vai lá e gasta este excesso e queima ele e nós lá, com "o tanque cheio de gorduras corporais podendo e querendo ser queimadas". Adoraria te dizer que temos uma chave de liga e desliga na orelha e tudo certo vamos queimar gordura, mas não é assim. A solução é reduzir o consumo de carboidratos mas principalmente melhorar a qualidade nutricional dos mesmos ingeridos.
Através da lista de compras lowcarb que postei aqui e eu sei que você já leu, pode te ruma ideia do que são estes "bons carboidratos", traga eles para sua vida e siga estas fases dentro da lowcarb que você terá sucesso na certa:
FASE DE ADAPTAÇÃO: Não se fala muito nisso mas quanto mais açúcar e carboidrato você consome mais difícil será sua adaptação na lowcarb. Te sugiro ler sobre dicas para o sucesso e como começar a reduzir e melhorar a qualidade dos carboidratos consumidos antes de iniciar a lowcarb. Você pode fazer de 2 z 4 semanas de preparo.
Quando segui a dieta fiz isso e nas primeiras 4 semanas reduzindo já se foram 5 Kg a menos. Não é obrigatório mas pode ser uma opção para algumas pessoas.
Para começar na fase 1 você tem que estar "limpo" ou disposto a abrir mão de: de farinha branca ou integral, tapioca, biscoitos, pães, alimentos ultra processados, macarrão e massas em gera, arroz, feijão, lentilhas, soja e derivados, açúcar de qualquer tipo, adoçantes nem mesmo os lowcarb em um primeiro momento.
FASE DE ADAPTAÇÃO: Não se fala muito nisso mas quanto mais açúcar e carboidrato você consome mais difícil será sua adaptação na lowcarb. Te sugiro ler sobre dicas para o sucesso e como começar a reduzir e melhorar a qualidade dos carboidratos consumidos antes de iniciar a lowcarb. Você pode fazer de 2 z 4 semanas de preparo.
Quando segui a dieta fiz isso e nas primeiras 4 semanas reduzindo já se foram 5 Kg a menos. Não é obrigatório mas pode ser uma opção para algumas pessoas.
Para começar na fase 1 você tem que estar "limpo" ou disposto a abrir mão de: de farinha branca ou integral, tapioca, biscoitos, pães, alimentos ultra processados, macarrão e massas em gera, arroz, feijão, lentilhas, soja e derivados, açúcar de qualquer tipo, adoçantes nem mesmo os lowcarb em um primeiro momento.
FASE 1: MUDANDO O COMBUSTÍVEL.
Uma mudança de rota de 4 semanas, durante esta fase você vai virar a chave e ensinar seu corpo a buscar energia nos depósitos de gordura do corpo.
Nesta primeira fase, a pessoa segue uma dieta rica em proteínas e gorduras boas com consumo liberado, o interessante é optar por vegetais , legumes e verduras, frutas como abacate, morangos, coco e o principal: você precisa ter se libertado do açúcar (você vai abolir açúcar da sua vida) e adoçantes artificiais. Existem adoçantes considerados aceitáveis dentro da lowcarb, mas neste momentos, nestas primeiras 4 semanas o ideal é não consumir. Isso faz com que a perda de peso e medidas iniciais seja bem acelerada.
Exemplo de alimentos: Abacate, carnes e ovos em geral, folhas verde escuro a vontade, verduras e legumes com excessão das batatas, aipim, mandioca, moranga cabotiá.
As primeiras 4 semanas são desafiadoras. Você vai servir pratos a vontade, vai estar saciado e cheio de comida, mas pode ser que como eu acorde a noite chorando e sentindo que isso só passará se comer um pão francês quentinho. Sim, você perceberá o vício e a dependência que os carboidratos refinados causam. Mas tenho certeza que você como eu venceu esta fase. Está na hora de seguir em frente e colocar um pouco mais de sabor no prato.
Alimentos permitidos: Carnes, ovos, frango, peixe, legumes e verduras da sua lista de compras lowcarb, kefir, condimentos naturais, manteiga. Tudo da lista exceto lácteos e nuts.
Alimentos que te atrapalham nesta fase: Além de abrir mão das farinhas e açúcares
você irá acessar a lista de compras lowcarb e consumir tudo exceto produtos lácteos e nuts.
FASE 2: MANTENDO-SE NA ESTRADA DO SUCESSO.
Você terá agora 4 semanas na fase 2 pela frente e nelas poderá incluir queijos gordos e creme de leite na sua vida, e se for inevitável os tais adoçantes toleráveis na lowcarb, a moranga cabotiá entra, porém se tem muito peso a eliminar pegue leve com as batatas e aipim e mandioca.
Concluiu as 4 semanas?
Faça isso mais 4 semanas, ou até atingir o peso ideal. Note cada alteração na balança, nas medidas devido a introdução dos laticínios e adoçante e vá dosando evitando se jogar.
Alimentos permitidos: Todos os alimentos da sua lista de compras lowcarb
A fase 2 dura até você atingir o peso desejado.
FASE 3: GARAGEM DA MANUTENÇÃO.
Atingiu o peso agora é hora de incluir em uma das refeições da sua semana: aipim, batatas, arroz, massas, algum docinho.
Lembre-se: a estas alturas lowcarb virou seu estilo de vida, logo, não se empanturre. Você pode escolher 1 ou duas REFEIÇÕES na semana e não passar o dia todo se entupindo.
Quando atingir o peso desejado, você pode ir acrescentando mais frutas e outros carboidratos, desde que se mantenha abaixo do limite de 70g por dia.
A ideia da fase 3 é testar e variar a quantidade de carbos consumida por dia. O objetivo é você descobrir o ponto de equilíbrio entre a quantidade de carboidratos que consome e a manutenção do seu peso.
Se, por exemplo, você consome 70g de carboidratos por dia e nota que começou a engordar, então você passa a consumir 65g por dia e vê como o corpo reage. Se ainda assim estiver engordando, você retira mais 5g de carbos por dia e vê o que acontece.
A fase 3 dura até você descobrir a quantidade de carboidratos que mantém seu peso estável.
Esta fase dura para a vida toda.
Estas fases foram escritas e baseadas na minha observação e processo de emagrecimento. Não tem o objetivo de substituir nenhuma orientação profissional, é apenas MEU esquema e trajetória aprendendo entre erros e acertos.
*COMUNICADO: Esta publicação é parte da Maratona BEDA Interblogs 2018 , onde teremos por aqui uma postagem por dia até o dia 31 deste mês. Estou participando deste desafio com outras blogueiras, amigas e parceiras que você poderá conhecer no blogroll localizado na barra lateral deste blog.#MaratonaBEDAInterblogs #DIA2
LEIA TAMBÉM:
- Dieta Lowcarb: Guia Básico para iniciantes | Dieta Lowcarb: Como iniciar passo a passo | Fases para seguir a lowcarb e ter sucesso | Dieta Lowcarb: Lista de compras | Dieta Lowcarb: Cardápio diário | Dieta Lowcarb: Comer fora e vida social | Dieta Lowcarb: Farinhas permitidas | 10 maneiras de usar óleo de coco | Receita: Bolo lowcarb de Cenoura/chocolate | Receita: Oopsie pão lowcarb | Receita: Panqueca lowcarb sem farinha | Macarrão ou espaguete de abobrinha | Lowcarb e queda de cabelo | Dieta lowcarb: Câimbras | Como os carboidratos afetam seu cérebro | Benefícios do óleo de abacate | Farelo de aveia pode na lowcarb? | Dieta Cetogênica: Guia básico iniciantes | Brodo de Ossos: Benefícios e preparo | 5 razões para consumir amêndoas | Goma xantana e receitas lowcarb
Eu não sabia muito sobre a dieta lowcarb. pra falar a verdade eu simplesmente soube sobre isso com você e com a Denny. Agora estou, fazendo uma boa pesquisa no seu site. Parabéns, pelos posts!
ResponderExcluirBeijos
Obrigada Thaty! Tmj
ExcluirTo aprendendo bastante sobre essa dieta lowcarb com você arrasou no post super bem explicadinho ;*
ResponderExcluirEssa dieta é tipo DUCAN né. Fiz e perdi muito peso, so que não dei sequencia e voltei a engordar. Hoje sigo a lowcarb menos restritiva, emagreci bastante mas devagar e to levando de boa.
ResponderExcluirAcho que a fase de adaptação deve ser bem complicada né?! Curti conhecer!
ResponderExcluirBeijos!
- Conheça meu blog:
Blog Meu Baú de Estrelas
Qualfarinha e melhor pra fazer meu pão???
ResponderExcluir