Por centenas de anos, as pessoas têm usado ervas para nutrir o couro cabeludo e promover o crescimento de cabelos fortes e saudáveis. A lista de ervas tradicionalmente usadas para esse fim é extensa. Aqui, compartilho algumas das melhores escolhas, por que funcionam e como prepará-las.
Lembrando, é claro, que cabelos com queda ou dificuldade de crescimento podem ser fruto de alterações nutricionais e/ou um alerta para problemas de saúde. Caso estes tratamentos não tenham efeito, ou você note alguma alteração, consulte um especialista.
Esta publicação é a , se você não leu 28 ervas para saúde do cabelo - parte 1 clique aqui.
Esta publicação é a , se você não leu 28 ervas para saúde do cabelo - parte 1 clique aqui.
![]() |
Alcaçuz |
15. Alcaçuz: Glicosídeos, saponinas triterpênicas e flavonóides presentes naturalmente na raiz de alcaçuz trabalham para nutrir o couro cabeludo e curar os danos causados por infecções fúngicas, eczema, alérgenos ambientais e exposição a produtos químicos. Para fazer um limpador de raiz de alcaçuz, adicione uma colher de sopa de raiz de alcaçuz seca a três xícaras de água fervente. Deixe as raízes ficarem submersas em água por uma hora ou mais em fogo baixo (deixe ferver). Coe e esfrie o líquido infundido até a temperatura ambiente antes de aplicá-lo no cabelo e no couro cabeludo.
![]() |
raiz de marshmallow |
16. Marshmallow: As raízes de Althea officinalis , ou marshmallow comum, contêm ácido láurico, os ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco, que dão ao fruto sua lista de benefícios para a saúde . A raiz de marshmallow também é rica em mucilagem, um detrusor natural do cabelo. Ferva o marshmallow seco por cerca de quinze minutos, depois coe para extrair a mucilagem que pode ser combinada com o seu condicionador natural favorito.
17. Palha de Aveia: Palha de aveia, Avena sativa é outra fonte de silica e magnésio que promove a saúde do couro cabeludo e o crescimento do cabelo. Crie uma infusão mergulhando palha em uma água aquecida, deixe uns minutos, depois aplique a infusão e deixe por uma hora ou mais.
18. Salsa: Fácil de cultivar na maioria dos climas, a Petroselinium crispum - salsa de jardim comum é rica em vitaminas e antioxidantes que aumentam a produção de queratina e colágeno no couro cabeludo, aumentam a circulação, promovem o crescimento saudável dos cabelos e protegem a pele e cabelos dos danos causados pelos radicais livres . Salsa também contém zinco e cobre que trabalham juntos para regular o metabolismo e sintetizar a melanina, o pigmento que protege a pele e o cabelo dos danos do sol. Crie uma lavagem com ervas, mergulhando a salsa em água fervente ou moendo salsa fresca misturada com água ou óleo em uma pasta fina para ser aplicada no couro cabeludo e no cabelo.
19. Menta: O óleo hidratante contido nas folhas de hortelã-pimenta é anti-fúngico e anti-inflamatório. Quando aplicado no couro cabeludo, o óleo de hortelã-pimenta pode ajudar a curar danos químicos, microbiais ou ambientais, ao mesmo tempo que estimula o crescimento, aumentando a circulação e estimulando os folículos pilosos.
20. Rosa Mosqueta: O fruto da rosa canina , a rosa silvestre, é uma das melhores fontes de vitamina C (contendo cerca de cinquenta por cento mais que as laranjas), fazendo da rosa mosqueta um potente estimulante fitoterápico para o crescimento do cabelo. Cozinhe ou mergulhe na água até que fiquem molinhas o suficiente para serem esmagados. Misture com um hidratante para formar uma pasta que pode ser aplicada ao couro cabeludo e cabelo. Evite o excesso de cozimento, já que a vitamina C é sensível ao calor e desnaturante quando fervida. Você pode adquirir óleo de rosa mosqueta em farmácias de manipulação e produtos orgânicos.
22. Sálvia: Sageis atribuído com muitas qualidades curativas, assim, seu nome latino sálvia que significa "salvar". Esta erva estimada contém vitaminas B e C, bem como magnésio, zinco e potássio, os quais melhoram o crescimento e a força dos cabelos. Sage também é antibiótico e anti-alérgico, e anti-séptico tornando-o ideal para curar doenças da pele que podem prejudicar o crescimento do cabelo. Acrescente óleo de sálvia a um hidratante ou crie um enxágue com ervas, mergulhando a sálvia seca em água quente.
23. Shikakai: Acacia concinna , um arbusto nativo das planícies quentes da Ásia tem sido usado há milhares de anos como um antisséptico capilar natural. A fruta seca shikakai pode ser moída em pó ou mergulhada em água morna para fazer um antisséptico com ação cicatrizante. Lave o cabelo ou massageie a pasta shikakai no cabelo e no couro cabeludo para promover o crescimento, fortalecer as raízes e melhorar a saúde do couro cabeludo. (Shikakai é frequentemente combinado com amla para o benefício adicional das propriedades anti-oxidantes e antimicrobianas da groselha indiana).
24. Soapnut: O fruto do Sapindus mukorossi , uma árvore da família Lichia tem sido usado por pessoas de diferentes culturas desde os tempos antigos para fazer sabão - “Soapnut”, assim, o apelido do limpador natural feita a partir de Sapindus fruta tem tanto anti-inflamatório e propriedades anti microbianas, tornando-se uma excelente escolha para nutrir o couro cabeludo e os folículos capilares, bem como para o crescimento de fios mais fortes e saudáveis.
25. Tomilho: O timo vulgar é conhecido por ter propriedades anti-sépticas e anti-fúngicas. Tomilho também contém minerais magnésio, potássio e selênio, que são conhecidos por promover o crescimento do cabelo mais forte. O óleo de tomilho pode ser misturado com um óleo transportador ou um punhado de tomilho seco em água morna para criar uma lavagem com ervas.
26. Agrião: A erva aquática, Nasturtium officianale, comumente conhecida como agrião, é rica em vitaminas e minerais, incluindo a biotina, que provou benefícios para a saúde da pele e para o crescimento mais forte dos cabelos.
27. Yarrow: É anti-inflamatório, anti-séptico e adstringente, tornando-se um remédio herbal ideal para o tratamento de condições do couro cabeludo que podem prejudicar o crescimento do cabelo. Por ser rico em saponinas naturais e ácidos graxos, o extrato de milefólio é perfeito para fazer couro cabeludo e limpadores de cabelo naturais.
28. Yucca: Não deve ser confundida com a raiz da mandioca , a Yucca schidigera é uma nativa suculenta dos desertos do oeste da América do Norte. Yucca tem muitos usos tradicionais para a saúde e higiene, incluindo como um limpador natural nutritivo para o couro cabeludo e cabelo.
Muito Interessante,já anotei tudo!!!
ResponderExcluirMenina, fiz até uma listinha, rs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir